Dicas de Redação para Concursos Públicos

Se você vai prestar concurso e além das questões objetivas vai precisar redigir um texto dissertativo, é bom estudar um pouco de redação para concursos públicos. Então, veja aqui algumas dicas bastante úteis para ficar bem preparado e pontuar bem.

Jovens fazem prova
Imagem: Freepik

Todo concurso tem redação?

Embora grande parte dos concursos públicos contem com provas escritas, algumas ainda se resumem a questões objetivas. Então nem sempre ao participar de um concurso público você vai precisar redigir um texto discursivo, argumentativo ou de outro tipo.

Além disso, nem toda prova escrita de concurso é necessariamente uma redação, em alguns certames você somente vai ter que responder a questões dissertativas.

Mulher lê conteúdo de folhas de papel
Imagem: Freepik

Tipos de redação para concursos públicos

Outro ponto importante quando se fala de redação para concursos públicos, é que há mais de um tipo de provas dissertativas neste formato. Apesar de alguns órgãos exigirem realmente uma redação, como as elaboradas em vestibulares, outros optam por um texto mais direcionado.

Dessa forma, ao invés de escrever um texto discursivo e argumentativo sobre um tema da atualidade, você pode ter que fazer um estudo de caso. Para isso, a banca apresenta uma situação hipotética e você vai usar seus conhecimentos técnicos para analisar e responder alguns questionamentos.

Menos comum, mas também praticado em concursos públicos, o parecer de natureza técnica é um tipo de redação bem específica. Semelhante ao estudo de caso, aqui também se tem uma situação apresentada pela banca, o qual você deve analisar e se posicionar sobre.

jovem lê notícias em seu notebook
Imagem: Freepik

Dicas de redação para concursos públicos

Se preparar para fazer uma redação para concursos públicos não é tão diferente da preparação para um vestibular. No entanto, é preciso lembrar que, indiferente do tipo de redação exigida, a banca espera um texto redigido por um profissional de uma determinada área.

Veja abaixo algumas dicas que vão ajudar você a se dar bem também neste parte da prova:

  • Leia o edital com atenção para compreender o que a banca espera da sua redação e como seu texto será avaliado;
  • Busque por redações produzidas em edições anteriores do concurso de seu interesse para compreender o estilo e a estrutura do texto que você vai precisar redigir;
  • Leia tanto textos relacionados a área do cargo de seu interesse quanto sobre atualidades;
  • Crie um cronograma guiando a estrutura que você precisará ter em sua redação;
  • Se proponha a praticar com alguma regularidade durante seus estudos, redigindo muitas redações, inclusive em tempo cronometrado, simulando a situação que você vai ter no dia da prova;
Pessoa treina redação
Imagem: Freepik
  • Não esqueça de usar seus conhecimentos técnicos na hora de treinar, para que não deixe eles de lado no dia da prova;
  • Também é bom verificar o número mínimo e máximo de linhas que você vai precisar preencher e treinar dentro destes limites;
  • Foque no objetivo de usar seus conhecimentos, mas não redigir um texto muito técnico, além de expor suas ideias de forma clara e objetiva;
  • Por fim, fique muito atento para não cometer erros de gramática e ortografia, pois isso vai fazer você perder muitos pontos.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida