Maior concurso público do Piauí: 4000 vagas para professores

Se você vive no noroeste do nordeste brasileiro e tem formação em licenciatura, precisa se informar sobre o concurso público do Piauí para professores. Então veja aqui o que se sabe até o momento sobre este processo seletivo da educação pública estadual.

Professora sorridente posa enquanto escreve na lousa
Imagem: Freepik

Concurso público do Piauí para professores

Nesta semana, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, aproveitou o Dia dos Professores, para  anunciar processo seletivo para docente no estado. O concurso público do Piauí para professores ainda não tem edital, mas o dirigente garantiu que vai ser realizado em 2025.

O processo seletivo, que o governador chamou de: “maior concurso público da história da Secretaria de Educação do Estado do Piauí”, com certeza é muito aguardado. Isso porque a gestão estadual não seleciona servidores para a docência pública há dez anos.

Na última década, a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC PI) só realizou processos seletivos simplificados. Dessa forma, preencheu apenas vagas temporárias de professores na rede estadual de ensino.

Professora e alunos interagindo em sala de aula
Imagem: Freepik

Vagas e cargos no concurso público do Piauí para professores 

Apesar de ainda não ter um documento pronto que o estabeleça, o concurso público do Piauí para professores já tem um número de vagas definido. De acordo com o governador, serão abertas quatro mil vagas para docentes de diversas áreas de conhecimento, para a rede estadual de ensino.

Fonteles também adiantou que das quatro mil vagas ofertadas, duas mil serão para início imediato e a outra metade tem o propósito de formar cadastro reserva.

Professora explica lição para aluna adolescente
Imagem: Freepik

Quem pode fazer o concurso público do Piauí para professores?

Embora o concurso público do Piauí para professores ainda não tenha um edital publicado, sabemos que a participação requer que os candidatos se encaixem em alguns critérios. Como os requisitos deste tipo de seleção não muda muito, podemos apontar a necessidade de:

  • Ser brasleiro ou de nacionalidade portuguesa com direitos políticos reconhecidos;
  • Ter no mínimo 18 anos de idade completos até a data da posse do cargo;
  • Ter formação completa em Ensino Superior na área exigida para o cargo de interesse;
  • Estar em pleno uso de seus direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (candidatos homens);
  • Não estar sendo, ou já ter sido, penalizado por prática de improbidade administrativa no exercício da função pública, aplicada por qualquer órgão público;
  • Não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público;
  • Não ter antecedentes criminais ou civis;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo.
Professora dá aula com ajuda de aluna
 Imagem: Freepik

Salários do concurso público do Piauí para professores

A gestão estadual não chegou a anunciar o valor que será pago aos docentes selecionados no concurso público do Piauí para professores. Porém, no ano passado estabeleceu um piso salarial para o magistério estadual de R$ 4.420,55, para uma carga horária semanal de 40 horas.


Provas do concurso público do Piauí para professores

Baseado no edital do último processo seletivo realizado, podemos apontar que o concurso público do Piauí para professores contará com até duas fases avaliativas. Todos os candidatos devem participar de uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, de conhecimentos gerais e específicos.

Além disso, os participantes podem aumentar sua nota com a avaliação de títulos não obrigatória, apresentando comprovação de formação em especialização, mestrado e/ou doutorado.


Inscrições no concurso público do Piauí para professores

Devido ainda não ter um edital, nem banca organizadora definida, ainda não se tem informações de período ou passo a passo para fazer a inscrição no concurso público do Piauí para professores. Quando tais informações forem divulgadas, atualizaremos aqui.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida